Colocamos a sonda de gastrostomia na Gabi em fevereiro de 2016, quando ela tinha 4 anos e meio e pesava apenas 9.900 kg. Não foi uma decisão tomada do dia pra noite, quem acompanhava nossa rotina tinha a exata noção do quanto eu fugia desse assunto (quer saber mais? dá uma olhada nesse post) mas, foi uma decisão que Graças a Deus decidimos tomar!
O primeiro ponto mais importante é que, sem sombra de dúvidas estávamos comprometendo a saúde da Gabi pela falta de nutrientes e água. Por mais que meu olhar de mãe ainda não enxergasse que ela estava muuuuuito magra e desnutrida, meu coração sentia que ela precisava ganhar peso para poder evoluir. Tive certeza disso poucos meses após a gastro.
O segundo aspecto importante é que não tinha mais como evoluirmos com relação a alimentação oral, já havíamos feito de tudo um pouco, recorrido a diversos profissionais, vários tipos de dietas e alimentos inusitados, nada que estimulasse o apetite ou aumentasse a quantidade de alimentos que ela ingeria, ou seja, o cenário futuro não era muito promissor.
Nossa rotina girava em torno da alimentação da Gabi, cada momento era um desgaste físico e mental, tanto para nós quanto para ela. Acontece que, chega um certo ponto que precisamos entender que é hora de “jogar a toalha”. Mas, veja bem, “jogar a toalha” não quer dizer perder!!!
Vou dizer novamente: “Jogar a toalha” não quer dizer perder!!!!
Com relação à saúde da nossa filha o fato de “jogarmos a toalha” (interrompêssemos a luta contra a sonda de gastrostomia) fez com que ela ganhasse em saúde, assim como toda a nossa família ganhasse em qualidade de vida! Aliás, foi uma das melhores decisões que tomamos!
Se o(a) seu filho(a) tem indicação para fazer a gastrostomia, mas você ainda tem dúvidas se deve ou não “jogar a toalha”, se deve ou não continuar insistindo na alimentação exclusivamente via oral e todo estresse envolvido, te convido a pensar melhor naquilo que eu disse ali em cima! Você e toda sua família pode ganhar muito com essa decisão.
Se ainda não sabe qual caminho seguir, procure conversar com outros pais que também tiveram que colocar a sonda de gástrica em seus filhos, trocar experiências é a melhor forma de quebrar ‘tabus’ e esclarecer assuntos que podem nem ser tão horríveis assim.
Link permanente
Interessante o que acabei de ler aqui em seu blog, estou acompanhando seus artigos alguns dias e são muitas informações interessante gostei.
Link permanente
Oii!! Gostaria de conversar com vc sobre o procedimento… meu filho está com Cirugia marcada mas ainda estou muito apreensiva
Link permanente
Vocês são meus tesouros.