O corpo também Fala: NÃO é NÃO!!!

O corpo também Fala: NÃO é NÃO!!!

Você já se perguntou como o corpo fala NÃO quando a boca nem sempre consegue falar? Oras bolas, NÃO, quer palavra mais fácil de falar e entender?

Aqui em casa é um pouco diferente, como a Gabi não consegue falar, muitas vezes um NÃO vem disfarçado de náusea escandalosa ou um vômito sem muito sentido, um choro triste que aparece do nada, pode ser uma sobrancelha franzida que é até fácil de entender, manchas vermelhas na pele tipo ‘placas’ que se confundem com calor (especialmente na região do pescoço e rosto), uma crise de riso inexplicável ou até mesmo uma tosse alta daquelas sem vontade, sabe?

Todos esses são os NÃOS que o corpo da Gabi fala para nós quando algo não está de acordo com o que ela quer ou gosta ou até mesmo quando ela não quer fazer algo (tipo ir ao médico, fazer terapia, etc) as vezes é um NÃO sutil outras é um NÃO em ‘alto e bom-tom’.

Além de não falar ela tem uma certa dificuldade pra fazer alguns movimentos, como tapar a boca ou os olhos (forma de negação) ela também não consegue cruzar os braços nem fazer sinal de negativo balançando a cabeça de um lado para o outro, por isso, o jeito mais eficaz que ela encontrou de falar não é vomitando!

Hoje a Gabi está com 8 anos e 2 meses, uma mocinha quase entrando na adolescência e, por mais que ela ainda não fale e tenha alguma dificuldade em expressar suas emoções, quando alguma coisa sai da sua “zona de conforto” ela dá seu jeito de dizer que não está gostando, que não quer continuar e que está contrariada….precisamos estar sempre atentos às dicas que o corpo dela dá.

Não se trata de ‘manha’ ou ‘birra’ mas sim da forma que ela encontrou de nos dizer NÃO!

Fique de olho nessas expressões corporais que por vezes podem até passar despercebidas, essa pode ser a forma que seu(sua) filho(a) encontrou de se comunicar, de dizer que não está feliz, satisfeito ou interessado.

Preste atenção aos padrões no comportamento em determinados ambientes, vou dar alguns exemplos dos NÃOS da Gabi: Toda vez que colocamos ela no carro para ir ao médico ela faz cocô, quando não é no carro é no consultório, sagrado! Quando chegamos a algum lugar que ela não se sente segura imediatamente faz ânsia, às vezes chega vomitar. Se algum barulho, cheiro ou luz a incomoda, logo dá para perceber placas vermelhas no seu pescoço e rosto, neste caso ela também apresenta às vezes alguns espasmos como se fossem sustinhos.

OS. Como seu filho fala NÃO? Compartilhe conosco sua experiência (deixe seu depoimento logo abaixo nos comentários) para que outras famílias possam receber a maior quantidade possível de informação! Agradeço demais sua colaboração!

3 Comentários


  1. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!

    Responder

  2. Olá. Meu filho Diego tem 3 anos e meio , consegue balançar a cabeça mostrando que não quer algo , isso se ele está de boa, senão ele taca tudo longe, chora e abre um berreiro que parece que está sendo agredido….tenho sentido muita dó por ele não conseguir expressar seus sentimentos e tudo acabar numa crise de raiva. Tenho tentado criar maneiras e códigos pra conseguir me comunicar com Ele com precisão e deixar ele menos frustrado.

    Responder

  3. Sou psicologa e atendo um jovem de 18anos c AMI tipo 1, a mais severa das três. Com ele aprendo todos os dias a me superar, pq ele é a pura superação. Confesso q tenho tentado realizar meu trabalho da melhor forma possível através de textos, vídeos e outros recursos, mas as vezes, penso q ainda poderia fazer melhor. Sua filha tem acompanhamento com psicóloga? Como acontece esse momento com ela?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.