Pocotó Pocotó Pocotó….

 

Estamos fazendo equoterapia!!!

 

Isso mesmo, estamos fazendo…a Gabi esta me manipulando, veja só se não é verdade…Ela só quer andar a cavalo se for comigo, só faz as aulas com a mamãe montada e a prof. Tia Cris andando no ladinho…isso me obriga a participar de todas as sessões de equoterapia…(por isso eu falei que ela esta me manipulando..rss)

 

A Gabi se da super bem com as diferentes terapias, adora brincar na água, adora brincar na Terapia Ocupacional e na Fisioterapia, adora as diferentes sensações na fono e agora, ADORA brincar com o Max (o pocotó se chama Max)…hoje ele é o mais novo xodó da Gabi, ela adora passar a mãozinha no nariz quente e peludo dele e claro, adora dar um belo puxão na crina do coitado!!!

Eu particularmente amo cavalo e estava esperando o momento ideal para que a Gabi pudesse começar com as aulas de equoterapia. Apesar de existir há milhares de anos, a equoterapia começou a ser divulgada no Brasil no início da década de 70, mas só em 1997 foi devidamente reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como uma prática terapêutica.

O movimento rítmico e tridimensional do cavalo ao caminhar, desloca a criança para todos os lados (para cima, para baixo, para frente e para trás), podendo ser comparado com a ação da pelve humana ao andar, o que para a Gabi faz muito bem, pois como ela ainda não anda, os músculos e as articulações daquelas regiões são bastante estimulados.

É uma sensação muito diferente (e olha que posso dizer isso com propriedade, já que também faço as aulas com ela!!!), você sente o caminhar do animal, sente o calor do corpo dele (pois a temperatura dele é mais alta que a do ser humano), sente a respiração e o cheiro do ambiente, tudo é estimulante… só o fato de você estar montado num animal dócil, grande e forte, faz com que a sua auto-estima aumente muito.

Apenas a título informativo: “Em uma sessão de Equoterapia após trinta minutos de exercício, o paciente terá executado de 1,8 mil a 2,2 mil deslocamentos que atuam diretamente sobre o seu sistema nervoso profundo, aquele responsável pelas noções de equilíbrio, distância e lateralidade. Ou seja, o simples andar do animal faz dele uma máquina terapêutica capaz de garantir ao deficiente uma capacidade motora que ele não possuía e, assim, restituir-lhe, pelo menos em parte, as funções atrofiadas pelo comprometimento físico.” ( Revista ISTO É, 16/10/96).

Gente fica a dica, se o seu filho(a) ainda não faz equoterapia e tem autorização/indicação médica para fazer, procure informações e vá atrás dos centros especializados nesta terapia, vale a pena conhecer um pouco mais sobre esta atividade maravilhosa e estimulante com o cavalo…eu já estou até achando que quando a Gabi for dispensada sou eu quem vai continuar com as aulas de montaria..rs…

foto cris e gabi equoterapia foto equoterapia interna

18 Comentários


  1. Oi Cris.
    Vendo esse post e todosos relatos já vou começar a busca a equoterapia para o meu filho e perguntar os médicos se indica! Já estou ansiosa para fazer! Beijos na Gabi

    Responder

  2. Olá, adorei o post! A equoterapia fez minha filha andar! Ela tem uma síndrome rara, síndrome DOOR, ela é hipotônica e não tinha força nas perninhas para ficar em pé até 1 ano. Com 1 ano e 2 meses ela começou a equo, em Cuiabá. Com 3 sessões ela começou a engatinhar e com 3 meses de equo ela começou a andar! Foi uma alegria sem fim! Agora ela tem 3 anos e 3 meses e continua a fazer equo, porém no Rio de Janeiro, e pretendo não parar tão cedo! Ela ainda tem algumas dificuldades, tipo para pular, mas está melhorando a cada dia. Balote, natação e Fono fazem parte da vida dela também. Nossa princesa Sofia vence seus desafios e só nos traz alegrias!!! Desejo muita saúde para sua princesa linda! (Também sou de Joinville, mas já faz muito tempo que não moro aí, quase 20 anos.)

    Responder

  3. Olá Cris!
    Minha filha Manuela de 1 ano e 1 mês também tem Síndrome de West, diagnosticada com 4 meses e meio de idade, não vejo a hora para que ela comece a fazer as sessões de equoterapia, porque segundo orientação ela ainda é bem novinha para a terapia. Li todo a sua história de vida com a Gabi e acredite é muito parecida com a minha. Ainda não tive tempo, mas quero lhe mandar um email contando a minha história também. Um abraço. Flaviana

    Responder

  4. Olá Cris,
    Que menina mais linda a Gabriela!
    Que bonita a tua busca pela recuperação dela, é contagiante esta tua força. Que Deus continue lhe abençoando e logo ela fique completamente recuperada.
    Meu filho também tem Síndrome de West, e com a graça de Deus conseguimos curá-lo agora em abril/13, desde então ele está se recuperando dia após dia. Temos que fazer muita estimulação e sempre falo para meu marido: “tudo o que plantarmos hoje para o Vini iremos colher amanhã”. Achei muito interessante esse post sobre a equoterapia, ainda não tive a oportunidade de conhecer essa terapia, mas quem sabe…
    Fiquem com Deus e dê um beijinho na Gabi por mim.

    PS. Também somos de Joinville.

    Vinicius e Vianeí

    Responder

    1. Que gostoso receber uma noticia dessa!!! Ele será exemplo para muita gente, pode acreditar!!! Queria muito conversar um pouco mais contigo sobre a equoterapia, ainda mais sendo vcs aqui de Joinville, que tal ir um dia assistir as aulas da Gabi? Estão super convidados! Um beijo enorme e um beijo para o campeão Vini!!

      Responder

  5. Ihhh ja vi tudo a tia Paty vai ter q se virar p perder o medo de cavalo e acompanhar a Gabizita numas aulinhas p fotografar e filmar tudo!! Cris, o q dizer dela?? Simplesmente incansavel!! Orgulho de vc e dad conquistas da nossa gatinha!! Bjs querida!!!

    Responder

    1. minha querida amiga…a Gabi é mais corajosa do que nós duas juntas…kkkk…mas vc vai gostar de assistir uma aulinha dela, vamos registrar tudo!!!! bjos

      Responder

  6. Cris….

    Estou encantada com a sua princesa, ela é muito linda!!!E esperta também, pois sabe o amor e dedicação que você tem por ela …rs
    Não vou perder nenhum relato seu….. adoro ficar lendo sobre o dia a dia de vocês…rs
    Que Deus continue abençoando todos nós!!!
    bjooo

    Responder

    1. Paty, muito bom ter vc por aqui…vamos ter muitas histórias lindas para contar das nossas GABILICAS sapecas!!! Um beijo grande e um beeeemmm apertado nesta mestiça loira linda!!!!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.