Olha a cara dessas duas pentelhas!!!
To eu aqui trabalhando e recebo esta foto….o termômetro registrando 8ºC aqui em Joinville, manhã chuvosa, cinza, sabe aqueles dias pra ficar em casa e curtir um friozinho com minha filhota, com direito a colinho enrolado no cobertor, chocolate quente e muitos abraços apertados…? pois é…. senti inveja das duas…kkk…mas, enfim, a intenção do post é alertar que junto com o frio também chegam os vírus e outras doenças respiratórias.
Com fazer para ajudar o seu pequeno(a) a passar melhor por tudo isso? Como bem explica a Dra. Simone Hashimoto (Médica Pneumo-Pediatra e mamãe da princesa Luciana) “o primeiro passo é prevenir, ou seja, diminuir as chances de que o seu filho(a) fique doente”.
Assim, aqui vão algumas dicas, muitas vezes óbvias mas, sempre importantes de serem relembradas:
- Aquecer na medida certa. Cuidado com o excesso de malhas e cobertores para evitar um super-aquecimento, use o seu “termômetro corporal” para vestir as criancas…se você se sente confortável com uma malha não precisa vestir 3 camadas no seu pequeno. A pele de algumas crianças apresenta uma sensibilidade maior quando entram em contato com a lã (mesmo a chamada lã antialérgica)…fique atento se o seu filho(a) começar a apresentar áreas vermelhas ou bolinhas na pele, principalmente no pescoço. Dê preferência aos tecidos que permitam a pele respirar, como o algodão natural. Alguns casaquinhos também podem liberar fiozinhos pequenos que podem causar irritação no nariz, tosse e espirros.
- Hidratação. Manter o seu filho(a) bem hidratado é um passo super importante também no inverno. Muita gente se esquece de oferecer líquidos às crianças no frio, o resultado é que as secreções do nariz e pulmões ficam mais espessas, mais difíceis de serem expelidas e as chances de uma infecção respiratória aumentam. Se ainda for o caso, amamente bastante o seu filho, além de ofertar líquidos você contribui para a defesa natural do seu filho contra infecções.
- Ventilar a casa e sair um pouco para respirar o ar fresco. Cuidado com locais próximos às avenidas com grande circulação de carros…infelizmente nas grandes cidades existe um aumento da poluição do ar durante o inverno, o que acaba provocando mais sintomas respiratórios. Se a sua cidade tem áreas verdes e parques aproveite para caminhar um pouco com as crianças e “tirar o mofo do corpo”.
- Alimentação saudável. Frutas frescas e verduras ajudam a manter o corpo mais resistente às infecções, ofereça de preferência alimentos ricos em vitamina C (laranja, kiwi, morango, acerola, goiaba, tomate e folhas verde escuras)…que tal improvisar um fondue de chocolate com frutas? Mesmo os pequenos mais resistentes às frutas vão gostar da novidade…
** Outros alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade: iogurte natural, cebola, alho, gengibre, alimentos ricos em betacaroteno (cenoura, beterraba, couve, espinafre), alimentos ricos em zinco (carne vermelha, fígado de boi), alimentos ricos em omega-3 (atum, salmão, bacalhau, linhaça).
- Evite ao máximo que o seu filho seja exposto a fumaça de cigarro. Isso deveria ser uma regra durante todo o ano mas, particularmente no inverno, a irritação causada nos pulmões pela fumaça do cigarro somada á maior circulação de vírus respiratórios pode causar danos muito sérios. Não se esqueça de que mesmo quando o adulto fuma longe das crianças, os resíduos e cheiros permanecem na roupa/mãos/cabelo do fumante. Para crianças sensíveis já é estímulo suficiente para começar a tossir e aumentar a secreção.
- Evite que seu filho tenha contato com pessoas gripadas ou resfriadas. Esta dica serve principalmente se o seu filho ainda é um bebê ou tem alguma doença crônica (pulmonar, neurológica ou cardíaca). Isso significa que você tem o direito de proteger o seu filhote e pedir aos amigos/familiares que não venham visitar quando estiverem doentes…mesmo que seja só uma “gripinha” (SIC). Cuidado ao frequentar áreas com grande concentração de pessoas, como shoppings, pois isso também aumenta a exposição às pessoas doentes.
Se você ou alguém de casa estiver resfriado/gripado não se esqueça de praticar as regras básicas de higiene:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão (e principalmente antes de tocar na criança);
– Usar lenços (de preferência descartáveis) e
– Cobrir nariz e boca ao tossir/espirrar.
Está comprovado que a lavagem das mãos de forma correta é a forma mais eficiente de evitar que uma infecção respiratória se espalhe, então vamos lá!
Link permanente
Adorei as dicas Cris!!!! Que vontade de apertar essa princesa!!!!
Beijos a todos vcs!!!
Link permanente
kkkkkk muito bom!!!! A Gabi e a Tata sabe bem aproveitar esse frio… neh Gabilica!!!!!!
Link permanente
Ahhhh fiquei c vontade tb de ir p baixo das cobertas c a Gabi!! Otimas dicas amiga!! Ameiii a fotoooooo vontade enorme de afofarrrr a Gabilica