Exame de Motilidade Ocular: é um exame diagnóstico com o objetivo de avaliar os movimentos oculares. É possível mensurar e qualificar estrabismos nas suas diversas formas de manifestação, alterações musculares (hiper ou hipofunções musculares), classificar nistagmos e outras alterações da fixação.
Em crianças pré-verbais (em geral, bebês ou crianças com alterações neuropsicomotoras), é possível observar as alterações de fixação, medir estrabismos – quando existem – e avaliar a movimentação do olhar e o exercício de cada músculo extraocular nas diferentes posições do olhar.
Em crianças que já conseguem comunicar-se, adolescentes e adultos, é possível avaliar, além da motilidade ocular, fazer uma avaliação sensorial da visão , que implica na função binocular que nada mais é do que o uso simultâneo dos olhos que traz benefícios como a fusão das imagens, a percepção simultânea e o grau mais alto de binocularidade, que é a estereopsia, ou visão “3d”, muito falada hoje em dia.
Pacientes com visão muito baixa ou alteração na função binocular, podem ter a visão de 3d reduzida ou inexistente, todavia, cada caso deve ser avaliado isoladamente.
Olhar Preferencial (Cartões de Acuidade de Teller): é um exame para avaliar acuidade visual (quanto se enxerga) em crianças pré-verbais ou com alterações neuropsicomotoras e que ainda não informam o quanto enxergam. Consiste em apresentar cartões com “listras” constrastantes que vão diminuindo progressivamente. Determina-se o limite visual da criança, no momento do exame, e é possível avaliar se a acuidade visual está dentro dos limites normais para a idade, além ou aquém do esperado.
Por se tratar de um exame com estímulos estáticos, muitas vezes crianças com um boa percepção de objetos em movimento podem apresentar dificuldades no teste. O importante é acompanhar as respostas e buscar, sempre, a melhora do desenvolvimento visual, qualquer que seja a alteração ou impedimento visual.
Link permanente
Olá, moro na cidade do Rio de Janeiro, estou com um problema semelhante ao deste artigo e não estou encontrando um profissional para fazer uma avaliação.
Aguardo sua resposta.
Obrigado.
Lindomar
Link permanente
Sr. Lindomar, estes dois exames (Olhar Preferencial e Motilidade Ocular) foram feitos pela oftalmologista da minha filha Gabriela, no próprio consultório médico no dia da consulta. Acredito que aí no Rio de Janeiro o senhor possa encontrar quem faça estes exames através de indicações da própria clinica de oftalmologia, caso o exame não seja feito pelo médico. Se o senhor tiver com dificuldades posso ver com a médica da minha filha algum profissional aí no Rio. Permaneço à disposição. Abraço. Cris
Link permanente
Exeistem poucos profissionais no Rio de Janeiro, trabalho com esse diagnóstico na Policlínica de Botafogo. Caso haja interesse… Procurar por Exame de Motilidade.
Atenciosamente
Glaucia Ramalho