Estimulação Visual

Outro dia eu estava comentando dos benefícios da estimulação precoce para uma criança com necessidades especiais e falando um pouco de como todos estes estímulos estavam fazendo bem para a Gabi. Hoje eu volto aqui para dizer que os resultados já começaram aparecer….

Antes de falar especificamente da estimulação visual, preciso dizer como chegamos até ela e o porquê de termos iniciado com estes estímulos.

Como é complexo esta coisa de visão…Nós que até então só pensávamos se a Gabi teria o olho azul dos avós, verde do pai ou castanho da mãe, tínhamos nos deparado com um abismo a nossa frente…a possibilidade da Gabi não enxergar!

Confesso que no primeiro exame de vista dela (logo depois que descobrimos que ela tinha algum problema neurológico) tive que controlar meu emocional, eu estava arrasada só de pensar que poderíamos sair daquele consultório com mais uma triste notícia……a de que a Gabi não enxergava! Lá no meu intimo, eu sabia que ela enxergava, mesmo não fixando o olhinho, não seguindo os objetos, não olhando para meu rosto…aquele olharzinho dela quando estava no meu colo, me dizia que ela enxergava o mundo sim! Me agarrei na minha intuição e deu certo…a Gabi enxergava!!!!.. Até então não sabíamos o quanto, nem como ela enxergava o mundo, mas ela enxergava…e isso bastava para mim… o resto correríamos atrás.

Descobrimos ao longo dos exames que ela tinha baixa visão, palidez do nervo ótico, uns graus de miopia, um pouco de hipermetropia, além de estrabismo e nistagmo, ou seja, a pseudo ‘falta de interesse’ nas coisas era desencadeada pela dificuldade de enxergar.

Fomos então orientados pela oftalmologista a começar com a estimulação visual precoce e assim fizemos! São sessões curtas, dois ou três dias por semana, onde trabalhamos com estímulos em movimento e estáticos, no claro e no escuro. No começo percebemos que o caminho seria longo até que ela pudesse enxergar seus brinquedinhos, enxergar a mim e ao Alexandre, mas alguém duvida da capacidade da Gabriela???..rs… E querem saber de um segredo? Ela não sabia que seria difícil….ela simplesmente fez…e faz até hoje!

Sexta-feira dia 19/10 fizemos o terceiro exame de vista (de 3 em 3 meses) para acompanhar a evolução destes estímulos e o resultado foi emocionante! No exame de Olhar Preferencial, ela percebeu os três primeiros cartões de acuidade de Teller (antes ela não percebia nem o primeiro!!!)….parabéns para a Gabi e sua anjinha terapeuta Gislaine!

Ela ainda permanece com miopia, palidez ótica, nistagmo, estrabismo…mas é só uma questão de tempo e….treinamento!!!

estimulo visual II Estimulo visual III estimulo visual

26 Comentários


  1. BOM DIA! TENHO UM FILHO DE 10 MESES E DESCOBRIMOS QUE O MESMO TEM RETINOSQUISE JUVENIL, OU SEJA, TEM UM POUCO DE PERDA VISUAL, ONDE NOS INDICARAM PARA FAZER ESTIMULAÇÃO VISUAL COM UMA T.O.
    MORO EM JOINVILLE, VOCE TERIA ALGUEM PARA ME INDICAR?
    AGRADEÇO DESDE JA.
    E PARABÉNS PELA SUA LINDA INICIATIVA E TODA FELICIDADE E CONQUISTAS PARA SUA BONECA!

    Responder

    1. Olá, Francine. Tenho um filho com retinosquise juvenil diagnosticado aos 8 meses de vida. Hj ele tem quase 10 anos e contrariando muitas previsões e superando complicações graves, vive muito bem. Tenho vontade de ter contato com mães q também convivem com isso. Espero que Deus abençoe seu pequeno como tem abençoado meu amado Gustavo.

      Responder

      1. OLA GABRIELLA! TUDO BEM?
        GOSTARIA MUITO DE TER SEU CONTATO PARA TROCARMOS EXPERIÊNCIAS DEVIDO AO NOSSOS FILHOS TEREM A RETINOSQUISE JUVENIL.

        Responder

    2. Boa noite, gostaria de saber se vc conseguiu aqui em joinville uma TO que fizesse estimulaçao visual minha bebe tem paralisia cerebral e tem baixa visao gostaria de trocar ideias

      Responder

  2. Oi meu filho esta passando por esse mesmo processo de estimulação visual, agora a oftalmo dele mando colocar esses tampão no olhindo tbm vou começar essa semana pois cheguei ontem de Joinville!

    Responder

  3. bom dia ‘mamãe da gabii’
    nossa me emocionei lendo sua historia ea da Gabii, parabéns para gabi me deu uma esperança enorme lendo aqui , meu príncipe caíque nos descobrimos agora tao pouco tempo que ele tem nistagmo . nos juro pra você me vi , senti tudo oque voce escreveu. começamos as seções de estimulo , e acredito qe vamos consegui igual a gabi vamos ter muitas conquistas. parabéns e obrigada também beijos
    marina

    Responder

  4. Tive oportunidade de conhecer esta menina e realizar 3 exames de Cartões de Teller (Olhar Preferencial) na Gabi: aos 6 meses, aos 9 e agora com 1 ano! A evolução dela é notória! A Gislaine (que não conheço pessoalmente) faz um trabalho maravilhoso com muitas crianças e acelera a evolução desses baixinhos! Os resultados são frutos da dedicação dos pais, da Gislaine e da força interminável da Gabi!Parabéns a todos! Aliás, a Gabi está linda! Beijos, Silvia

    Responder

    1. Silvia, muito obrigada pelo seu carinho e apoio! É muito importante para nós, pais, poder contar com profissionais dedicados, qualificados e que amam o que fazem! Espero que esta evolução da Gabi continue e que vc esteja sempre por perto para acompanhar e registrar! um beijo grande com carinho! Cris

      Responder

      1. Oi Cris! Obrigada vc! Tb espero poder acompanhar a evolução dela! Linda a foto que vc acabou de postar! Beijo grande!

        Responder

  5. Cada evolução uma vitória, acredite é DEUS que esta no controle de tudo.
    Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará (Sl 37:5

    Responder

  6. Obrigada pelo carinho é isso que me faz amar tanto o que faço, ver o quanto minha florzinha se esforça para aprender.A Gabi sim é nosso anjinho, Sou apenas uma terapeuta Apaixanoda!!Bjs.

    Responder

    1. Esta sua paixão nos contagia! Você é uma pessoa abençoada que certamente faz diferença na vida de muitas outras crianças! Obrigada Gi! bjos

      Responder

    2. PARABÉNS MAMÃE DA GABI, SOU PROFESSORA E TRABALHO COM CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, E SEMPRE QUE RECEBO UM NOVO ALUNO CORRO PARA INTERNET A FIM DE BUSCAR UMA MELHOR FORMA DE TRABALHAR COM CADA UM DELES. ME INTERESSEI PELO SEU BLOG POIS RECEBI UM ALUNO COM BAIXA VISÃO E COMPROMETIMENTO NEUROLÓGICO SERÁ QUE VC PODERIA COMENTAR QUE TIPO DE ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO VISUAL A GABI FAZ?
      TE AGRADEÇO E FELICITO AS DUAS E TODA FAMÍLIA
      ABRAÇOS
      VIRGINIA

      Responder

      1. Olá Virginia, você quem deve receber os parabéns por sua dedicação como profissional!
        Quando descobrimos que a Gabi tinha um problema neurológico, já estávamos contando com a ajuda de uma fisioterapeuta; fazíamos fisioterapia não pela questão neurológica (que ainda não sabíamos), mas para ela firmar o pescocinho e poder se alimentar com papinha solida. Te digo isso, porque esta fisioterapeuta foi fundamental na minha orientação como mãe, tanto pela experiencia dela com crianças com necessidades especiais quanto como pessoa, pois ela ama o que faz e se dedica a proporcionar o que tem de melhor para seus pacientes. Com o ‘choque’ inicial que tive com esta noticia sobre a Gabi, contar com esta profissional ao meu lado e também ao lado da Gabi foi importantíssimo. Este é o tipo de profissional que agrega na vida de todo mundo, seja da família como um todo, seja na vida da própria criança. Você como professora sem dúvida nenhuma, pode ter papel fundamental para o crescimento e evolução destes alunos que chegam até você…acredite, ter alguém do lado, apoiando e compartilhando o dia a dia, pode fazer MUITA diferença!
        Agora vamos aos estímulos…rs.. (viu que adoro escrever né?…rsss) enfim, além da fisioterapia para fortalecimento muscular, também fazemos Terapia Ocupacional – onde trabalhamos com texturas, temperatura, coordenação motora de uma forma geral; Fazemos também diversas atividades de estímulo visual, trabalhamos com caixa de luz no escuro, com brinquedos coloridos, até peruca eu colocava para que ela pudesse olhar para o meu rosto..rs.., tudo o que tem cor e luz pode despertar o interesse da criança e fazer parte do trabalho de estímulo visual. Tem muitos tipos de atividade interessantes, mas que deverá ser aplicado dependendo da necessidade de cada criança, vou te dar um exemplo de como existe particularidades.. luzes que piscam muito não podem ser usadas num primeiro momento por crianças que tem crises epiléticas, podendo, neste caso, desencadear uma crise no momento do estímulo… As estimulações visuais da Gabi começaram com objetos grandes, coloridos, cheio de luzes, colocados bem próximos ao rosto dela, pois a visão dela era bem limitada…hoje os brinquedos são menores e já estamos afastando um pouco mais, pois ela já esta enxergando ‘mais longe’…e assim fazemos…cada ‘passo’ que ela dá vamos adaptando às atividades…esta semana ela começou fazer uso de tampão, pois esta com o olho esquerdo mais forte que o direito, então temos que fortalecer o direito.
        Virginia, espero ter te ajudado um pouco, de toda forma, continuo a disposição para conversar, meu e-mail é meuanjogabriela@hotmail.com um grande beijo Cris

        Responder

        1. Olá pessoas abençoadas…..fiquei muito feliz ao procurar por estimulações visuais, encontrar tantos depoimentos dos quais acalmaram minha alma..
          tenho uma neném especial de 4 anos, com pc, baixa visão, fez cirurgia de catarata congenita ao 3 meses, porem agora descobri que tem atrofia do nervo, perdi o chao , pq pensei logo q minha nenem nao enchergaria, mas com alguns exercícios q faço percebo que ela encherga sim, mas com seus depoimentos agora tenho certeza, vou ver uma T O para trabalhar mais especifico e vou continuar fazendo em casa….obrigada queridas…….

          Responder

  7. Parabéns Gabi!!! Tenho certeza de que muitas conquistas estão por vir… torcendo muito!!! Bjo 🙂

    Responder

  8. Oque dizer da minha lindona..tenho vontade de ir até Joinville…de me teletransportar…pra dar um beijooo…um abraçoooo…um cheirooo na minha princesa…na minha filhinha…na mais linda anjinha…a mais risonha e feliz…ahhhh como eu amooo amar você minha princesinhaa…minha querida e determinada florr

    Responder

  9. Cris, me emociono cada vez que vejo uma vitória da Gabi ela é das nossas, não foge de uma boa briga hehehehehe tenho certeza q ainda teremos mtas alegrias e celebraremos mtas vitórias de nossa princesinha!!! Bjs p vc e um cheirinho na pequerrucha, sds tia paty!!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.