Fazer a Gabi comer um pedacinho que seja de comida mais solida é praticamente desencadear uma guerra mundial rsss……..
Como ela nunca foi acostumada com nenhuma outra textura de alimentos que não fosse liquida ou bem pastosa, hoje, com 1 ano e 8 meses fica extremamente incomodada quando oferecemos qualquer outro tipo de alimento mais solido ou seco…não que ela não queira ou não goste do sabor, mas porque parece um sacrifício enorme para ela manter um minúsculo pedacinho que seja dentro da sua boca…
Desde muito pequena a Gabi nunca tinha aceitado muito bem o fato de termos que introduzir alimentos mais sólidos no seu dia a dia….este é o grande desafio dos pais com crianças hipotônicas (molinhas), porque, assim como o corpo é molinho, a língua e a garganta também são, o que torna além de difícil, até perigoso o fato de oferecermos alimentos sólidos pela grande possibilidade da criança bronco aspirar e desenvolver pneumonias….até por esta razão, nós pais (que sempre queremos o melhor e pensamos que estamos fazendo o melhor), vamos fazendo aquilo que fica mais conveniente para a criança e fácil para nós…no meu caso, mantendo o alimento bem fininho e fácil dela engolir.
A Gabi nunca teve pneumonia por bronco aspiração, mas sempre teve muita dificuldade para engolir a comida pastosa ou até mesmo sugar o leite a agua ou suco. Acontece que já fazia algum tempo que eu estava incomodada com o fato da Gabi não ganhar peso, faz muito tempo que ela esta abaixo do mínimo recomendado para a sua idade/tamanho (hoje ela tem 78 centímetros e pesa 8kg), este atraso no desenvolvimento dela, além de ter a ver com o distúrbio de neurotransmissor, também esta fortemente relacionado com a pouca ingestão calórica, por esta razão, temos que introduzir alimentos sólidos.
Geralmente, crianças com problemas neurológicos graves, seja paralisia cerebral, síndromes ou até mesmo distúrbio de neurotransmissor, para que possam se alimentar corretamente sem ‘nenhum’ tipo de risco e ainda, receber toda nutrição necessária, precisam fazer uso de gastrostomia ou outros tipos de sondas.
Não quero que a Gabi tenha que se alimentar pela sonda, certamente se ela pudesse escolher também não escolheria esta opção, então, para que isso não aconteça, vamos precisar pegar pesado na alimentação da magrela!…rs…
Primeiro ponto positivo para a Gabi: ela AMA COMER TRANQUEIRA QUE ENGORDA..rs…(não sei a quem puxou..hehehe…;)) por ordem de preferencia é mais ou menos assim:
1- Batatinha do McDonald’s,
2- Carne de churrasco,
3 – Esfirra de Queijo do Habib’s,
4 – Brigadeiro (ou qualquer outro tipo de chocolate),
5 – Pizza,
6 – Cachorro quente…
Ótimos alimentos para uma criança que ainda nem completou 2 anos não é mesmo?…qualquer mãe estaria pirada no meu lugar…Aff!!!..mas, neste momento nem vou me preocupar muito com a qualidade…quero mesmo é que ela engorde um pouco!!!
Você pode me perguntar: Mas vc acabou de falar que ela não tolera diferentes texturas ou alimentos sólidos, a batatinha não é solida? rsss….. pois é….a danada da batata ela até faz esforço para aprender a mastigar, não engasga nem vomita…rs…acreditem…é visível a cara de prazer dela quando morde uma carninha de churrasco e manda um pedaço pra baixo..rs…
Segundo ponto positivo: a Gabi é extremamente determinada…tenho que usar isso a meu favor e a favor da Tia Simone fonoaudióloga….quando a Gabriela gosta de uma coisa, ela se esforça horrores pra conseguir…então vou usar a tal da batata de estimulo para ensina-la a mastigar…também vou usar a massinha de pizza, o pedacinho de bala de goma e, em meio a uma tranqueira e outra, coloco uns grãozinhos de arroz, um pedacinho de manga ou maçã, danone com cereal picadinho…mas, quando ela começar a fazer caretas e tiver ânsia de vômito….tiro da cartola a tal da batatinha! E assim vai…até ela aprender!
Gente querem saber? Logo logo vou fazer outro post pra contar sobre a alimentação da Gabi e ainda comparar o antes e o depois desta nova dieta…não tenho dúvidas que ela vai virar uma fofuxa comilona!!!….sorte a dela que pode comer tranqueira, engordar e ainda ser linda e feliz…rs…!!!
Link permanente
Lindo tudo isto. A minha ainda não mastiga nada. Vai fazer dois anos dia 24 agora. Deus proverá!
Link permanente
Oi Cris, o que ela comer e mastigar está valendo!
Está é a maior prova que todas as nutricionistas estão erradas, cenouras não são iguais a fritas!
bj
Link permanente
Que sorte Ga linda….a tia tambem queria comer bastante besteira!! Nas férias vamos juntar os bebes e fazer uma tarde de guloseimas…bjsss a todos!!!
Link permanente
oi Mel querida!!! quero muito colocar estes dois pra bagunçar juntos!!!! combinadíssimo nosso encontro!!!! beijo na família toda. Cris
Link permanente
Sim ela é um anjo, e reconhece muito bem esses prazeres… Linda!
Link permanente
Gabiiiiii a tia paty vai providenciarr vários brownies, cookies, milk shakes e outras coisinhas p vc minha magrela fofaaaaa!! amor da tia, vamos bombarrrrr até nutella vai rolar, não é Tata??? bjss
Link permanente
kkkkk ai amiga…o pior é que vou querer comer tudo isso também..rs..bjos!!
Link permanente
Olá… Eu não conheço a Gabi, mas conheço a tia Paty e a Maísa (ou Tata), e isto fez me apaixonar por este anjinho. Estou acompanhando cada post e adoro. Obrigada por partilhar a história da Gabi conosco.
Beijos
Link permanente
Oi Le, obrigada pelo carinho! Então faço questão que vc conheça a Gabi pessoalmente…a Tata e a Tia Paty poderiam marcar um encontrinho depois da aula de vcs…rs! bjos
Link permanente
Hummmm que delícia realmente batatinha do MC. A Gabi é muito esperta isto sim…..adorei este post amiga, um grande beijo pra voce e Gabi. Agora tem que postar uma foto dela comendo batatinhas.
Link permanente
hahahaha….Cami, ela é muito esperta mesmo, quando vê a batata já joga a chupeta longe…acabei de colocar a foto..estava esperando pra fazer uma oficial e atual..! beijos amiga!
Link permanente
Ahhhh não podemos esquecer dos brownie do tio Charles e da tia Paty, esses é uma perdição!!! Kkkkkk
Link permanente
Nossaaaaaaa verdade!!!! eu tinha esquecido…ela amaaaa brownie!!!! acho que tá empatado com a batata!!! rss…valeu o toque tata!!! bjos
Link permanente
Agora que ta td liberado vamos aproveitar neh Gabi!!!!!
Link permanente
Olha lá hein…eu tenho que estar junto..hahaha.. imagina, não perco batatinha por nada deste mundo…hahaha..
Link permanente
Minha querida Cris, não perco nenhum de seus relatos e me emociano com todos, um grande abraço e uma beijoca na pequena Gabi!!!!!!
Link permanente
Celma querida, que saudade! Acho que amanha vou te ver lá em Araquari! Levarei a Gabi para você dar a bitoca pessoalmente! bjos
Link permanente
Comendo picolé com a Tata! fofa muitas saudades!
Link permanente
Fran, quanto tempo! Queria muito que você e a Jessica fizessem outra visitinha, a Gabi também adoraria… desta vez queria estar junto! vamos marcar? beijos!!!
Link permanente
Gordinha,magrinha..a Gabi vai ser semmmmmmmmmpre linda..Bjs
Link permanente
Fabi.. e é a mais pura verdade né? se é magrela é linda porque é magrela…se é gordinha é linda porque é gordinha…hahaha…!!! beijos amiga!
Link permanente
e a tia sooo vai dar muitoooo sorvete pra ela…hahahahaha
Link permanente
Ela já nasceu com gosto pelo sorvete…daqui uns dias quero uma foto dela toda melecada de sorvete, rssss….imagina que linda!!!? parece que já estou até vendo a carinha dela de ‘nojo’ pegando no sorvete mole e gelado…mas não se aguentando de curiosidade e tentando imediatamente levar a mão na boca…!!! bjos Tata