Home » Artigos » Baixa Visão » Motilidade Ocular e Olhar Preferencial

Motilidade Ocular e Olhar Preferencial

Exame de Motilidade Ocular: é um exame diagnóstico com o objetivo de avaliar os movimentos oculares. É possível mensurar e qualificar estrabismos nas suas diversas formas de manifestação, alterações musculares (hiper ou hipofunções musculares), classificar nistagmos e outras alterações da fixação.

Em crianças pré-verbais (em geral, bebês ou crianças com alterações neuropsicomotoras), é possível observar as alterações de fixação, medir estrabismos – quando existem – e avaliar a movimentação do olhar e o exercício de cada  músculo extraocular nas diferentes posições do olhar.

Em crianças que já conseguem comunicar-se, adolescentes e adultos, é possível avaliar, além da motilidade ocular, fazer uma avaliação sensorial da visão , que implica na função binocular que nada mais é do que o uso simultâneo dos olhos que traz benefícios como a fusão das imagens, a percepção simultânea e o grau mais alto de binocularidade, que é a estereopsia, ou visão “3d”, muito falada hoje em dia.

Pacientes com visão muito baixa ou alteração na função binocular, podem ter a visão de 3d reduzida ou inexistente, todavia, cada caso deve ser avaliado isoladamente.

 

Olhar Preferencial (Cartões de Acuidade de Teller): é um exame para avaliar acuidade visual (quanto se enxerga) em crianças pré-verbais ou com alterações neuropsicomotoras e que ainda não informam o quanto enxergam. Consiste em apresentar cartões com “listras” constrastantes que vão diminuindo progressivamente. Determina-se o limite visual da criança, no momento do exame, e é possível avaliar se a acuidade visual está dentro dos limites normais para a idade, além ou aquém do esperado.

Por se tratar de um exame com estímulos estáticos, muitas vezes crianças com um boa percepção de objetos em movimento podem apresentar dificuldades no teste. O importante é acompanhar as respostas e buscar, sempre, a melhora do desenvolvimento visual, qualquer que seja a alteração ou impedimento visual.

3 thoughts on “Motilidade Ocular e Olhar Preferencial

  1. Olá, moro na cidade do Rio de Janeiro, estou com um problema semelhante ao deste artigo e não estou encontrando um profissional para fazer uma avaliação.
    Aguardo sua resposta.
    Obrigado.
    Lindomar

    1. Sr. Lindomar, estes dois exames (Olhar Preferencial e Motilidade Ocular) foram feitos pela oftalmologista da minha filha Gabriela, no próprio consultório médico no dia da consulta. Acredito que aí no Rio de Janeiro o senhor possa encontrar quem faça estes exames através de indicações da própria clinica de oftalmologia, caso o exame não seja feito pelo médico. Se o senhor tiver com dificuldades posso ver com a médica da minha filha algum profissional aí no Rio. Permaneço à disposição. Abraço. Cris

      1. Exeistem poucos profissionais no Rio de Janeiro, trabalho com esse diagnóstico na Policlínica de Botafogo. Caso haja interesse… Procurar por Exame de Motilidade.
        Atenciosamente
        Glaucia Ramalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>