Ainda com relação a sonda gástrica e a alimentação da Gabi, não posso deixar de falar sobre a importância (e relevância) do frasco e do equipo para introdução da dieta enteral. Eles são tão necessários (ou até mais) quanto o prato e os talheres para qualquer refeição.
Esse também é um custo que faz muita diferença no orçamento mensal e, certamente, nenhuma família se prepara antecipadamente para suportar. Todos os dias a Gabi recebe 4 dietas e, para introduzi-las através da sonda gástrica é necessário 1 frasco, 1 equipo e seringas, ou seja, ao final de um mês são 30 frascos, 30 equipos e algumas seringas. O custo se torna alto e não dá pra fazer gambiarra. Até daria para usar o mesmo frasco e o mesmo equipo mais de um dia, porém, esse não é o cenário ideal.
Considerando a importância desses ‘insumos’ na rotina de alimentação do paciente, não tem como pensar em dieta enteral sem considerar frasco e equipo, sendo assim, o mesmo direito de obter a dieta enteral pelo SUS vale para esses insumos, pois sem eles a alimentação não acontece (considere esse mesmo argumento para medicação, fraldas, etc.)
Hoje, além da fórmula industrializada, também recebemos pelo SUS 30 equipos, 30 frascos e 15 seringas, e não vou mentir, isso me faz dormir mais tranquila pois é um custo a menos que tenho que me preocupar diante de tantos outros que aparecem de forma inesperada!
Então, quando você for fazer o pedido administrativo da dieta enteral faça também o pedido dos equipos, dos frascos e seringas. Como eu já disse no post sobre a dieta enteral, saúde é direito de todos e dever do Estado, ou seja, é responsabilidade do Poder Público, não tenha receio de exercer o seu direito.