Deficiência de AADC

Descarboxilase dos Aminoácidos L-Aromáticos.

AADC é uma doença genética rara. Uma desordem metabólica herdada geneticamente e caracterizada pela falta de importantes enzimas envolvidas na descarboxilação dos aminoácidos l-aromáticos L-Dopa e 5-Hidroxitriptofano, causando, assim, deficiências no sistema nervoso central e periférico. Esta deficiência afeta a capacidade do cérebro para produzir dopamina e serotonina, dois dos neurotransmissores mais essenciais e necessários para todos os seres vivos…

Quais os sintomas estão associados a AADC?

Pacientes com AADC sofrem, entre outros sintomas, de distúrbios de movimento severo, movimentos anormais dos olhos, sintomas autonômicos e comprometimento neurológico…

O sintoma mais comum da AADC é referido como um “Spell” ou “Attack”. Normalmente, eles começam à tarde e são caracterizados por aumento da irritabilidade, choro, movimentos anormais dos olhos, postura rigidez withabnormal e estridor (respiração rattled). Estes “Magias” ou “ataques”, também chamados de Crises Oculogíricas, pode durar muitas horas e ao cuidador isso pode ser um momento assustador.

Outros sintomas associados com AADC pode ser leve, moderada ou grave e, muitas vezes variam muito de caso para caso. Os sintomas da AADC são causados por baixa ou ausente atividade enzimática plasma AADC no cérebro e incluem as seguintes manifestações*:

(* Definida como: comum> 70% dos pacientes; freqüentes, 30-70% dos pacientes; incomum, <30% dos pacientes).

Manifestações comuns

Hipotonia global (incluindo cabeça, tronco e membros)
Rigidez e rigidez
Movimentos anormais dos olhos (cruzamento, olhar para cima fixos, os olhos correndo lado a lado)
Ptose palpebral (pálpebras caídas)
Distonia
Escassez de movimentos espontâneos
Tremor dos membros, com o movimento voluntário tentou
Disfunção autonômica (pressão arterial e regulação da temperatura corporal, as flutuações da freqüência cardíaca)
Sudorese excessiva
Disforia e labilidade emocional
Perturbação do sono (excesso ou interrompido)
Ausência de fala
Irritabilidade e choro
Estridor (respiração rattled)
Deglutição e dificuldades de alimentação
Hipersalivação
Deglutição atípica
Sintomas gastrintestinais (alterações da motilidade e absorção, refluxo gastroesofágico, constipação e diarréia)
Congestão nasal
Atraso no desenvolvimento
Hipersensibilidade a estímulos sensoriais
Startle aumento
Cabeça gotas
Torcicolo (desvio involuntário da cabeça e pescoço)


Manifestações freqüentes

Breathholding Magias ou apnéia
Deficiência de crescimento
Flexor Espasmos
Distonia orofacial

Manifestações incomuns

Anormalidades endócrinas (hipoglicemia)
Parada cardiorrespiratória
Convulsões generalizadas
Crianças com AADC são muitas vezes inicialmente diagnosticada com Transtorno de Apreensão, Paralisia Cerebral, Miastenia congênita e doença mitocondrial.

O que causa AADC?

AADC é herdada como traço autossômico recessivo. Em doenças recessivas, a condição não ocorre, a menos que um indivíduo herda o gene defeituoso mesmo para a mesma característica de cada pai. Uma criança que recebe um gene normal e um gene para a doença será uma transportadora, mas geralmente não apresentam sintomas. O risco de transmitir a doença aos filhos de um casal, ambos os quais são portadores de um distúrbio recessivo é de 25%. O risco é o mesmo para cada gravidez.

Quem recebe AADC?

AADC afeta homens e mulheres em igual número. Apenas 19 casos foram diagnosticados em todo o mundo. O primeiro caso diagnosticado de AADC foi em 1990, desde então, através da conscientização e educação, 15 dos 19 pacientes foram diagnosticados nos últimos 5-6 anos. Suspeita-se que existem muitos pacientes ou não diagnosticadas ou mal diagnosticados.

Como é AADC diagnosticada?

Um diagnóstico de AADC é baseado em um procedimento de teste de duas fases:

ETAPA 1

a) A punção lombar (punção espinhal) para determinar anormalidades de metabólitos de neurotransmissores. Triagem do líquido cefalorraquidiano (LCR) deve mostrar os seguintes resultados característica para AADC:  níveis elevados de L-dopa, o 5-hidroxitriptofano (5HTP) e 3-orthomethyldopa (3-o-md).

b) Diminuição dos níveis de ácido homovanílico (HVA) e 5-hidroxiindoleacético (5HIAA) níveis
Os resultados da Fase 1 irá determinar se Stage 2 é apropriado.

Nota: Teste de PND não é um procedimento de rotina e requer orientações específicas. Deve o médico assistente ou consultor precisar de mais informações sobre os laboratórios, por favor consulte a Associação Pediátrica de Doenças Neurotransmissor ou contacte:

Keith Hyland, PhD
Diretor de Neuroquímica
Neurogenética médica, LLC
Um Parque de Dunwoody
Atlanta, GA
Telefone (678) 225-0222
Fax (678) 225-0212
khyland@medicalneurogenetics.com
info@medicalneurogenetics.com

Teodoro Bottiglieri, PhD
Investigador princípio, Diretor de Neurofarmacologia
Professor Adjunto de Estudos Biomédica
Baylor University Medical Center
Instituto de Doenças Metabólicas
Telefone (214) 820-4748
Fax (214) 820-4853
Web: http://www.baylorhealth.edu/imd/
TeodoroB@BaylorHealth.edu

ETAPA 2

Amostras de sangue pode determinar se há enzima baixa / ausente envolvidos na descarboxilação de aminoácidos aromáticos. (Consulte a seção “O que é AADC” na brochura). Existem orientações específicas para novamente amostras de sangue / transporte ea adesão é fundamental para o diagnóstico preciso da AADC. Para obter informações sobre como recolher e para onde enviar as amostras, ou para receber um pacote de testes, por favor consulte as informações acima. Se as amostras possíveis devem ser coletadas de todos os membros da família.

Nota: Se anormalidades de metabólitos de neurotransmissores são exibidas no procedimento de teste Etapa 1, mas não são conclusivas para AADC, então deve considerar-se a outras doenças Neurotransmissor Pediátrica.

Como é AADC tratada?

Atualmente o tratamento da AADC envolve uma variedade de medicamentos com sucesso variando de paciente para paciente. Medicamento pode incluir qualquer um ou uma combinação das seguintes opções:

Agonista do receptor de dopamina
Agentes anticolinérgicos
Antiepilépticos
Inibidor da monoamina oxidase
Medicamentos serotoninérgicos
Os medicamentos gastrointestinais
Categoria Vários
Fisioterapia e terapia ocupacional é recomendado. Terapia da fala também tem sido eficaz em algumas crianças. Avanços médicos feitos em terapia genética ou transplante de células-tronco pode um dia fornecer uma avenida para curar o transtorno.


Fontes:
www.aadcresearch.org
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/omim

7 Comentários


  1. Tenho muito que agradecer na AAcd que me encontrei há 35 anos atraz, quando cheguei com uma pequenina no colo, foi feito uma triagem e já começamos o tratamento, de fisioterapia, Terapia Ocupacional, pois ela não segurava o tronco era toda molinha.AACD foi minha casa por longos anos 12 anos depois na cidade onde morava foi feito um centro de reabilitação pela prefeitura, pois como a Paula já grande eu com problemas na coluna sai da AACD e fiquei na instituição onde morava.mas tudo que fizeram por minha filha agradeço de coração os funcionarios e os voluntarios, médicos etc.meu muito Obrigado mesmo. hoje este relato de minha vida é o tema do meu TCC na minha faculdade. A inclusão de crianças com PC nos anos iniciais. Como os anos iniciais de Paula foi na AACD.estou me formando em pedagogia com licenciatura. e Educação Especial.

    Responder

  2. Tenho um filho com suposto diagnóstico dessa doença ;tinha crises oculogicas diariamente mas amenizou como pramipexol ,toma 10 comprimidos por dia que o deixa bem nervoso e de 3em3hrs toma prolooa 100/25 mas que três bastante efeitos colaterais como :movimentos involuntários da boca ,língua ,dentes e mãos. Fica sempre destabilizado ,pois ,se o médico aumentar a dose do medicamento ,aumento os efeitos colaterais

    Responder

    1. Estou suspeitando que minha filha possa ter isso! Não temos diagnóstico e ela apresenta as características.
      A Sra poderia passar um contato???

      Responder

    2. Sra Nilceli Aparecida Rosa de Oliveira, bom dia!
      Meu nome é Rosana A. Soares, sou fisioterapeuta.
      Poderia me enviar seu contato no e-mail: rosanasoares.fisio@gmail.com para que possamos saber mais a respeito dos sinais e sintomas do seu filho para te passar orientações e ajudá-la o máximo que puder.
      Fico no aguardo.
      Beijo no seu anjo!

      Responder

    3. Nilceli, pode me dizer o nome do médico que acompanha seu filho?! Tenho pacientes com provavel diagnóstico AADC, mas que precisa de um médico especialista pra acompanhar….

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.