Dificuldade de Deglutição???

Alimentação da Criança com Dificuldade de Deglutição

Por Fernanda H. Hille – Nutricionista – CRN2650

A introdução de alimentos na dieta da criança após os seis meses de idade deve complementar as numerosas qualidades e funções do leite materno, que deve ser mantido preferencialmente até os dois anos de vida ou mais.

Além de suprir as necessidades nutricionais, a partir dos seis meses a introdução da alimentação complementar aproxima progressivamente a criança aos hábitos alimentares de quem cuida dela e exige todo um esforço adaptativo a uma nova fase do ciclo de vida, na qual lhe são apresentados novos sabores, cores, aromas, texturas e saberes (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2009).

É neste período que pode surgir dificuldade da criança engolir os alimentos. Pode ter diferentes causas, uma delas é a disfagia, que pode ser definida como dificuldade de deglutição. Caracteriza-se por um sintoma comum de diversas doenças.

Para crianças com dificuldade de deglutição, recomenda-se prioridade para alimentos pastosos como purês, mingaus, cremes e preparações liquidificadas. Os líquidos devem ser engrossados com espessantes, para não apresentar risco de engasgos. No momento da refeição, a criança deve estar em posição confortável e ereta, sempre mastigando bem os alimentos. As refeições pequenas e frequentes também podem estimular e aumentar a ingestão calórica e proteica.

É importante lembrar que, além da adequação da consistência, a dieta deve ser balanceada nutricionalmente para que atenda todas as necessidades da criança. A alimentação da criança deve assegurar quantidades adequadas de água, energia, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. A evolução da alimentação da criança com dificuldade de deglutição deve ser acompanhada por um especialista.

Para crianças com baixo peso orienta-se:

  • Aumentar o consumo de cereais e massas como: macarrão cozido, derivados do milho, arroz.
  • Enriquecer as preparações com produtos como: farinha de aveia, farinha de castanha, leite em pó, gérmen de trigo, farinha de linhaça.
  • Oferecer diariamente leguminosas como: ervilha, feijão, grão de bico, lentilha, incluindo em preparações como cremes e sopas.
  • Aumentar o consumo de alimentos de origem animal como: queijos, leite, carnes, peixes, mas tendo cuidado com o excesso de gordura ingerida.
  • Incluir azeite de oliva nas preparações.
  • Fracionar as refeições de 5 a 6 vezes ao dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Alimentos calóricos:

– Laticínios: leite integral, leite em pó, queijos, iogurte, sorvete, sopas cremosas com leite, manteiga, requeijão;

– Proteínas: ovos, carnes, leguminosas (feijão, lentilha, vagem), castanhas;

– Carboidratos: pães, massas, batata, cereais;

– Frutas: abacate, manga, uva, caqui, açaí.

 

Referencias bibliográficas

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009.

 

Fernanda H. Hille. Nutricionista – CRN2650

Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia – PUCPR

contato: fernandahille@gmail.com

imagens fernanda texto II imagens fernanda texto II  - II

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.