Distonia

 

Distonia

A distonia é uma doença do sistema nervoso, cuja principal característica é o movimento involuntário dos músculos (espasmos), provocando movimentos e posições anormais de uma parte ou da totalidade do corpo. Há uma paragem repentina do movimento da pessoa, provocada pela contração involuntária, lenta e repetitiva do músculo.

A distonia tem várias denominações consoante o local afetado. Se for numa zona limitada do corpo como as mãos, pescoço ou olhos, é distonia focal. Em duas zonas juntas, como braço e mão, a distonia é segmentar; em metade do corpo é hemidistonia; se afetar todo o corpo é distonia generalizada.

Há dois tipos de distonia, a primária e a secundária. Na primeira, desconhece-se a causa, sendo parte das distonias primárias genéticas; na segunda, a causa é consequência de uma doença, acidente ou problemas no parto.

 

 

Causas

As causas não são conhecidas (idiopáticas) em grande parte dos doentes. Há quem defenda ser devido ao funcionamento incorreto dos núcleos da base do cérebro, provocando contrações e movimentos involuntários nos músculos errados quando a pessoa está parada ou em movimento.

Também pode ser devida a uma hiperatividade de algumas áreas do cérebro, como o tálamo, córtex cerebral e gânglios basais.

A distonia crônica pode ter origem genética. A distonia também pode ser provocada numa situação grave de hipóxia (falta de oxigênio no cérebro), por alguns metais pesados, reação a alguns medicamentos (geralmente melhora com medicação injetável), por doenças ou acidentes que provoquem lesão em certas zonas do cérebro (distonia secundária).

As distonias focais afetam apenas uma zona limitada do corpo. Normalmente, os sintomas começam após os 30 anos e podem passar despercebidos. Posteriormente, as contrações musculares são mais intensas e frequentes, manifestando-se também durante o repouso. Nesta altura, pode haver dor no músculo comprometido

As cinco distonias focais mais frequentes são a blefarospasmo, distonia oromandibular, torcicolo espasmódico, distonia espasmódica e cãibra do escrivão.

 

 

Distonia focal blefarospasmo

Esta distonia afeta os músculos localizados na região peri-orbital, responsáveis pelo fechar das pálpebras. Na fase inicial, há um aumento do número de vezes do piscar os olhos, irritação dos olhos e maior sensibilidade á luz (fotofobia). O uso de óculos de sol alivia o desconforto da luz. O stress agrava a doença.

Com a evolução da doença, há aumento da frequência e intensidade no piscar os olhos, e por fim surgem espasmos musculares que provocam dificuldade na abertura dos olhos. Pode afetar um olho e posteriormente o outro. Surge grande dificuldade em ver, podendo levar o doente a ficar incapacitado para executar algumas tarefas do dia-a-dia.

 

 

Distonia oromandibular

Os espasmos estão localizados na região inferior da cara (boca, língua e mandíbula). Há dificuldade na abertura e/ou encerramento da boca, no mastigar, engolir e articulação das palavras.

 

Torcicolo espasmódico

É o mais frequente e afeta os músculos que sustentam o pescoço. Pode ser em um ou ambos os lados e afetar mais do que um músculo. As alterações da postura são ao nível da cabeça e pescoço, podendo haver rotação, desvio para qualquer um dos lados, para a frente ou trás ou 2 combinados.

O stress e cansaço aumentam a intensidade da distonia, mas melhora com o repouso e a posição horizontal.

 

Distonia espasmódica

Há comprometimento dos músculos das cordas vocais provocando dificuldade ou incapacidade na articulação das palavras e saída de som perceptível. Os espasmos musculares involuntários são ao nível das pregas vocais, laringe e faringe. Encontra-se muitas vezes conjuntamente, distonia em outros músculos faciais. A voz pode sair com cortes ou tipo sussurro.

 

Cãibra do escrivão

Inicialmente, os movimentos involuntários do membro superior surgem ao realizar uma tarefa repetitiva como escrever (escrivão) ou tocar música (músico). Com a evolução da doença, a alteração pode surgir durante o repouso.

 

Distonia segmentar

Os músculos não são restritos a uma zona, mas sim a duas juntas. A mais comum é a que atinge os músculos peri-orbitais (distonia blefarospasmo) e os da face (distonia oromandibular). Afeta músculos de ambas.

 

Hemidistonias

Os músculos afetados são sempre do mesmo lado do corpo. Pode surgir em qualquer faixa etária. As lesões no núcleo da base costumam ser do lado oposto da zona da manifestação da distonia.

 

Distonias generalizadas

São as mais raras das anteriores. Os sintomas surgem de forma lenta mas progressiva. Podem surgir na infância, com contrações em um ou ambos pés ao andar e posteriormente também em repouso.

A distonia vai afetando outros músculos do corpo, provocando grandes dificuldades na marcha. Pode ser necessária ajuda para as atividades do dia-a-dia.

 

Sinais e Sintomas

Inicialmente são suaves, podendo passar despercebidos, mas com a evolução da doença aumentam de frequência e intensidade. Diferem conforme o músculo afetado.

– Tremores

– Cãibra

– Deterioração da escrita

– Dificuldade ou incapacidade para agarrar em objetos (caneta, flauta ou tacos de golfe)

 

Tratamento

Como não se sabe ao certo qual a causa da doença, torna-se difícil tratar a causa da doença. Por este motivo, o tratamento é destinado ao alívio dos sintomas.

O tratamento pode ser feito com medicamentos, com a toxina botulínica ou cirúrgico.

O tratamento farmacológico, ajuda a controlar os movimentos e a reduzir as contrações. É mais eficaz nas distonias generalizadas da criança.

A toxina botulínica impede a contração muscular porque paralisa os músculos implicados. Esta toxina é injetada nos músculos afetados. É mais eficaz nas distonias focais e segmentares do adulto. Este tratamento é feito em média de 3 em 3 meses, de forma a não haver regressão dos sintomas

O tratamento cirúrgico é destinado aos doentes que não beneficiam com os anteriores. A cirurgia retira ou faz lesão cirúrgica dos nervos ou órgãos necessários.

Pode ser colocado cirurgicamente um neuroestimulador recarregável, que controla grande parte das contrações involuntárias.

 

 

 

Referencias: Enfermagem Médico – Cirúrgica – Conceitos e Prática Clínica Segunda Edição em Português, Tradução da Quarta Edição em Inglês, Vol I, Vol II,

Manual Terapêutica Médica – Editora: Lidel,

Enciclopédia Familiar da Saúde – Editora: Ediclube

 

 

 

Referencia sobre o tema:

OLIVEIRA, Maria. Distonia. Disponível em:

< http://www.conhecersaude.com/adultos/3231-distonia.html> .

Acesso em: 15 de fev. 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.